No dia 26 de agosto de 2009, foi realizada a primeira oficina do Gestar II, no Auditório da Secretaria de Educação. Utilizamos as unidades 9 e 10 do TP 3. Com a oficina fez com que os professores refletissem sobre gênero textual analisando situações de aprendizagem e as possibilidades de aplicação de atividades em sala de aula, enfatizando a necessidade de estudar os gêneros textuais na escola, descobrindo suas características relacionando às competências sociocomunicativas.
Iniciamos com apresentação em slide do texto " Procura-se professores...", refletindo o papel do professor. Surgiram vários questionamentos e incomodações por conta do texto, mas apesar das discussões, todos puderam sentir-se bem e se posicionar em relação ao sentido do slide.
Realizamos em seguida uma dinâmica com a escrita de palavras que viessem a cabeça do professor naquele momento, e após a escrita de palavras e observação dessas, formamos 6 grupos e direcionamos a atividade: pedimos que escrevessem um texto (sem dar pistas, nem determinando o gênero), utilizando algumas palavras que estavam no chão.
Os professores construiram textos, sendo três artigos de opinião, duas receitas e uma poesia. Inclusive textos muito bons.
Após a leitura dos textos iniciamos a reflexão sobre os Gêneros Textuais - intuitivo - e a relação com a competência sociocomunicativa. Os professores demonstraram muito interesse , participando, opinando e relatando trabalhos realizados. Destacamos a importância do trabalho com gêneros textuais na escola.
Na 3ª parte da oficina os seis grupos realizaram análise das seis seções das unidades 9 e 10 definindo alguns pontos, como: Objetivo da seção, eixo temático, aspectos teóricos. gêneros selecionados, público alvo para a atividade e o que poderiam acrescentar nas atividades.
No momento que cada grupo foi apresentado foi havendo compartilhamento de ideias e sugestões de trabalho. Os professores se desempenharam muito bem na atividade e mostraram que têm conhecimento e utilizam os gêneros textuais no dia a dia com seu alunos.
Sabendo que terão que fazer alguns registros preparamos uma sequência para norteamento dos registros( portfólio, projeto,relatórios).
Encaminhamos algumas atividades: relatório da oficina, estudo da unidade 11, execução da lição de casa. Nosso próximo encontro está previsto para o dia 16 de setembro, esperamos que todos se empenhem para o desenvolvimento das atividades.
Podemos avaliar a primeira oficina como "o suspiro do saber", pois todos demontraram que tem potencial e já desenvolvem um bom trabalho em sala de aula portanto estaremos compartilhando experiências e saberes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário