Iniciamos com a dinâmica do desafio, que revelou através das ações dos professores que estão prontos para todos os momentos que virão nas oficinas, pois estão muito entusiasmados e confiantes na melhoria da aprendizagem através do Programa.
Após a dinâmica houve a socialização dos trabalhos referentes a Lição de casa – troca de experiências a respeito da articulação das atividades propostas e as diversas realidades dos professores ( dificuldade/facilidades/pontos positivos e negativos) e ao relatarem suas experiências pude perceber que todos estão comprometidos em desenvolver os trabalhos pois estão demonstrando muita satisfação ao realizarem, além da boa aceitação de quem mais nos interessa, que é o aluno.
Revemos um pouco as reflexões-teóricas das unidades através de slides, e dividimos grupos para a realização de atividades.
As atividades propostas foram as seguinte:
- Grupos 1 e 2: Leitura do texto "O salário mínimo" de Jô Soares, contido na página 195, e análise desse texto.
- Grupos 3 e 4: Provérbios e ditados populares - Interpretação e tipo de texto predominante.
- Grupos 5, 6, 7 e 8: Leitura do texto literário " A Pesca" de Affonso de Sant'Ana e cada grupo construiu um tipo de texto a partir do citado acima; Prosa Narrativa, prosa descritiva, prosa injuntiva e prosa dissertativa.
Através das atividades socializamos e refletimos as características das sequência tipológicas e da predominância em cada texto produzido e/ou analisado.
Ficamos felizes em observarmos que os cursistas, após a discussão demonstraram -se muito envaidecidos com o trabalho que estamos desenvolvendo. Alem de percebermos a participação ativa de todos. Isso foi o que ficou evidenciado na nossa avaliação.
Encaminhamos a Lição de Casa, relatório da oficina. leitura da unidade 12( tp3) e unidade 13 (tp4), além da construção do portfólio já orientado na oficina passada.
O que posso digitar aqui com minha avaliação é que estamos no rumo certo, com professores e alunos interessados , apoio da coordenadora municipal Iêda, do secretário de educação e da prefeita Dena que vem nos apoiando em todas as ações voltadas à melhoria da aprendizagem dos alunos lavrenses, pois buscamos o melhor. Um abraço a todos os cursistas e alunos visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário