No dia 30 de setembro de 2009, realizamos a 3ª oficina do Gestar II em Lavras da Mangabeira - Ceará. Na ocasião iniciamos o estudo e reflexão do TP 4- unidades 13 e 14. O objetivo da oficina foi sistematizar e aprofundar as reflexões sobre o levantamento e sobre o processo de leitura e desenvolver a leitura e aprática dos cursistas com relação ao trabalho com textos.
De início utilizamos um texto chamado "Raro Valor" de Ralph Marston que nos fez refletir o valor das coisas em nossa vida, dependendo da busca e das dificuldades encontradas. Escolhemos esse texto por conta das fragilidades e dificuldades quanto ao tempo para estudo dos professores tentando encorajá-los.
A primeira parte foi de estudo através de projeção em data show com os temas relacionados ao TP 4 ( Leitura, escrita e cultura e o Processo da leitura - unidades 13 e14) foi um momento de leitura e debates. Os professores demonstraram esforço no sentido da leitura feita em casa da unidade 13, sempre ampliando essa discussão.
Em meio a cada leitura por seções, introduzimos questões contidas nas unidades e realizamo-as no coletivo, para assim, não tornarmos o estudo mais prazeroso, relacionando a teoria à prática.
Após as reflexões e resolução de algumas atividades,realizamos em grupo leitura e interpretação do texto de Carlos Drummond " Cidadezinha Qualquer" e formulação de perguntas ( organizar uma aula para a série direcionada utilizando o texto). Os professores gostaram muito da atividade, principalmente porque é uma atividades do avançando na prática, saindo assim da formação com um planejamento organizado.
Os professores ainda socializaram suas ações em sala de aula e relatamos o que vimos nas escolas a partir das visitas realizadas.
Ao avaliarem a oficina os professores disseram que não precisa mudar nada que está tudo muito bom, e que estão satisfeitos, apesar de terem que fazer muitos relatórios.
Por conta do pedido e vermos os professores muito atarefados, escolhemos duas representantes da turma para fazer o relatório da oficina.
Mesmo sabendo que os professores estão gostando das oficinas tentamos mudar um pouco o estilo desta. Dividimos as seções das unidades 15 e 16 para estudo em grupos e resolução de atividades( avançando na prática) na sala de aula para que no próximo encontro cada grupo socialize suas práticas voltando sempre para a parte teórica que as unidades trazem.
Acreditamos que a melhoria da aprendizagem dos alunos de 6º ao 9º ano já está acontecendo, pois os professores relatam o desempenho que a maioria tem durante as atividades realizadas, e nos trazem amostras dessas atividades.
De início utilizamos um texto chamado "Raro Valor" de Ralph Marston que nos fez refletir o valor das coisas em nossa vida, dependendo da busca e das dificuldades encontradas. Escolhemos esse texto por conta das fragilidades e dificuldades quanto ao tempo para estudo dos professores tentando encorajá-los.
A primeira parte foi de estudo através de projeção em data show com os temas relacionados ao TP 4 ( Leitura, escrita e cultura e o Processo da leitura - unidades 13 e14) foi um momento de leitura e debates. Os professores demonstraram esforço no sentido da leitura feita em casa da unidade 13, sempre ampliando essa discussão.
Em meio a cada leitura por seções, introduzimos questões contidas nas unidades e realizamo-as no coletivo, para assim, não tornarmos o estudo mais prazeroso, relacionando a teoria à prática.
Após as reflexões e resolução de algumas atividades,realizamos em grupo leitura e interpretação do texto de Carlos Drummond " Cidadezinha Qualquer" e formulação de perguntas ( organizar uma aula para a série direcionada utilizando o texto). Os professores gostaram muito da atividade, principalmente porque é uma atividades do avançando na prática, saindo assim da formação com um planejamento organizado.
Os professores ainda socializaram suas ações em sala de aula e relatamos o que vimos nas escolas a partir das visitas realizadas.
Ao avaliarem a oficina os professores disseram que não precisa mudar nada que está tudo muito bom, e que estão satisfeitos, apesar de terem que fazer muitos relatórios.
Por conta do pedido e vermos os professores muito atarefados, escolhemos duas representantes da turma para fazer o relatório da oficina.
Mesmo sabendo que os professores estão gostando das oficinas tentamos mudar um pouco o estilo desta. Dividimos as seções das unidades 15 e 16 para estudo em grupos e resolução de atividades( avançando na prática) na sala de aula para que no próximo encontro cada grupo socialize suas práticas voltando sempre para a parte teórica que as unidades trazem.
Acreditamos que a melhoria da aprendizagem dos alunos de 6º ao 9º ano já está acontecendo, pois os professores relatam o desempenho que a maioria tem durante as atividades realizadas, e nos trazem amostras dessas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário